Esporte e Saúde Mental

Escrito Por: Cesar Reis Publicado em: ROOT Data de Criação: 24/02/2022 Acessos: 644 Comentários: 0

A saúde mental é considerada a capacidade de um ser humano administrar sentimentos bons, como alegria, felicidade, amor, e também sentimentos ruins como frustração, medo, ansiedade, etc. Ela é muito importante para nosso bem-estar e para que possamos aproveitar a vida de forma saudável e ativa.

Mas por que você deve se preocupar com sua saúde mental? Resumidamente, em um contexto em que a mente não está bem, é comum as pessoas que as pessoas levem uma vida baseada em ansiedade, depressão, baixa autoestima e estresse, por exemplo.

 

Afinal, quem gosta de viver sempre estressado e ansioso? Certamente ninguém.

 

Existem muitas formas de mudar esse cenário, mas para isso, é essencial trabalhar o  equilíbrio emocional e físico. A prática de esportes é uma das maneiras mais efetivas de melhorar a saúde mental, pois impacta diretamente no corpo e nas emoções.


Praticar exercício físico, seja uma caminhada, corrida, pedalar, ir à academia, entre outras atividades, pode ser o divisor de águas entre uma vida disfuncional  e uma vida mais equilibrada. Continue lendo para entender um pouco mais!


O grande segredo da prática de esportes na melhora da saúde mental está relacionado à endorfina produzida durante a realização da atividade física. Para quem não sabe, a endorfina regula as emoções reduzindo o estresse, a ansiedade e diminuindo as chances de desenvolver um quadro de depressão.

 

Além disso, outras áreas são afetadas, como ter mais disposição, aumento da qualidade do sono, autoestima, funções cognitivas e de socialização melhoram. Todo esse conjunto estimula a promoção da saúde mental positivamente.

 

Se você ainda não tem o hábito de praticar nenhum esporte, comece por alguma atividade que você goste mais de realizar, podendo ser andar de bicicleta, caminhar ou correr, por exemplo. Inicie com 30 minutos por dia ao menos 3x por semana e em pouco tempo você conseguirá notar a diferença.

 

Por fim, não se esqueça que para iniciar os treinos você deve contar com os melhores equipamentos: calçados, roupas e acessórios. Aqui no B2 Online temos tudo que você precisa para iniciar as atividades físicas com segurança e conforto!

Deixe um comentário

Captcha